quarta-feira, 11 de março de 2009

A volta do anos 80....em meio ao século 21....

O futuro chegou! O século 21 está aí! Internet, celular e outras coisas mais. Um enorme conglomerado de tecnologia avançada
invade a massa atual, trazendo informação, conhecimento e entre-
tenimento numa velocidade jamais vista.
O mundo na tela do computador. Algo inimaginável anos atrás.
A vida segue. E de década em década surgem às transformações.
Vivemos a era digital, e alguns estudiosos afirmam que este é o
momento do vazio. Acrescentando uma frase bem conhecida:
nada se cria, tudo se copia!
Em meio a tantas discussões e animosidades sobre vastas teorias,
eis que os anos 80 renasce.
Música, cinema, roupa, e o consumismo dos 80 nos dias de hoje.
O que no final dos anos 90 chamávamos de brega, agora está no topo da moda. Verde-limão, laranja fosforescente, pink, ou se preferir, tudo isso junto. Cores que fazem parte do figurino de
muita gente. Para completar o visual extravagante, podemos incluir ainda: ombreira e cós alto. Sem falar dos cabelos armados das mulheres, e os arrepiados e emplastados com gel dos homens. Quem tem 40 anos hoje, já não precisa mais temer a década das trevas(apelido carinhoso em função do visual arrepiante da época) pois, tudo voltou melhorado e mais suave, embalando boas lem- branças de música, televisão e cinema.
A tv a cabo nos trouxe a nostalgia na poltrona da sala. Através do poder do controle remoto assistimos um he-man repaginado, e ainda temos o prazer de listar inúmeros desenhos da época, para assistirmos a qualquer hora, assim como seriados e os campeões de bilheteria da telona. Só pra citar um: E.T, o meu favorito, que ganhou nova roupagem há pouco tempo.
O visual poderoso dos anos 80, refletia o que se passava no Brasil e no mundo.
O fim da guerra fria, a disseminação da aids, o fim da ditadura militar, a morte do presidente da república;Tancredo Neves, os primeiros pcs, a febre do vídeo game na tv de casa, e rock na-
cional no seu auge, preferência da maioria. Milhares de bandas surgiam todos os dias. Quem na época não cantou rádio pirata do RPM, ou menina veneno do Ritchie. Eduardo e Mônica da Legião Urbana, e o nosso exagerado Cazuza com sua banda; o Barão Vermelho, cantando, pro dia nascer feliz, no maior festival de música realizado no país até então: o rock in rio!!
Na gringa tínhamos o new wave, com representantes como: Duran Duran, tocando sem parar nas Fms, save a prayer, e os Cars com, whos gonna drive you home... tonight?
Os contestadores também faziam parte da festa, em grande número, punks e darks, invadiam a noite da paulicéia desvairada e agitavam todas.
Voltando para o futuro, encontramos na internet diversos sites anunciando festas e encontros em comemoração aos anos 80.
Já o cenário do rock alternativo na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, tornou-se releitura de bandas que estavam no topo há duas décadas atrás, bandas essas; Joy Division, Echo & the Bunnymen, The Smiths e The Cure. Influencia representada na estética e na música.
As novas bandas: The Strokes, The Killers, Arctic Monkeys, My Chemical Romance, são só algumas das bandas que trazem a nostalgia dos 80.
Uma coisa é certa! Diante de reviravoltas conflitantes, acertos e erros, breguice modista e muita criatividade, os anos 80 foram o marco do fim da idade industrial, e o início da idade da infor-
mação, pois, então não estranhem esse revival, porque o tempo nada mais é que um ciclo que termina e recomeça de novo.

Renato Leme
Acesse: http://www.radioparanoia.net/ Programação anos 80...

Um comentário:

  1. Em relação à música, sou feito uma vitrola que quebrou na década de 80. Pouca, pouquíssima coisa nova no meu MP3 rola...

    Ótimo texto! Gosto da vibração que suas palavras sempre transmitem.

    Beijo!

    ResponderExcluir